Embora possamos confundir os conceitos, tratar bem não necessariamente é a mesma coisa que atender bem.
Tratar é sinônimo de zelar, tem a ver com a forma, o modo como uma pessoa cuida de outra.
Atender, por sua vez, é resolver, satisfazer, é solucionar algo para alguém.
Na prática podemos diferenciar o tratar bem do atender bem assim: o Corretor José está de plantão no estande de vendas de um edifício de apartamentos de 2 quartos quando recebe a visita de um cliente desejando comprar um apartamento de 4 quartos. José então, gentilmente, oferece água, café, dá um cartão e diz com um belo sorriso no rosto que "infelizmente" não possui o imóvel desejado pelo cliente. No dia seguinte, no mesmo estande, está de plantão a Corretora Cláudia, que, coincidentemente, também recebe a visita de um cliente desejando comprar um imóvel de 4 quartos. Cláudia prontamente anota o nome e o telefone do cliente e se compromete a contactar com ele no dia seguinte para lhe apresentar alguma novidade. Ela então entra em contato com outros colegas do Mercado Imobiliário e encontra um apartamento com as características desejadas pelo seu cliente, que, por seu intermédio, acaba comprando o imóvel conforme desejava.
Moral da estória, José tratou bem o cliente, mas não resolveu o que ele queria, e o seu trabalho não gerou lucro para ninguém. Cláudia, por sua vez, atendeu bem o cliente conseguindo satisfazer a necessidade dele, e assim todos lucraram.