AGIR DE FORMA DESELEGANTE AFASTA OS COLEGAS E CLIENTES. E O QUE EVITAR FAZER PARA NÃO OCORRER ISSO?
 Frederico Mendonça       2019-05-25 21:35:46

A maneira como nos comportamos no ambiente de trabalho diz quem nós somos e influi de forma importante na convivência do dia a dia. Um profissional que costuma agir com deselegância acaba afastando os seus colegas e clientes, implicando consequências negativas na sua vida e nos seus resultados profissionais, obviamente.

Algumas ações muito simples denotam elegância e gentileza, causam uma boa imagem e contribuem para uma convivência salutar.

O cumprimento cordial ao chegar e ao sair do local de trabalho, ou mesmo do elevador, por exemplo, é indispensável.

Evitar falar de problemas pessoais. As vidas profissional e pessoal de cada um são independentes.

Precisando faltar a um compromisso ou ao trabalho, contar o verdadeiro motivo, nada de inventar doenças ou lutos.

Ser amável, oferecendo ou servindo um café ou uma água é questão de boa educação.

Respeitar todos, indistintamente, é a melhor maneira de se fazer respeitar.

Não interromper o trabalho dos colegas com conversas banais ou com piadinhas.

Não questionar na frente dos clientes ou colegas as ordens recebidas. Entretanto, sendo necessário, buscar avaliá-las com seu chefe, em particular.

Evitar reclamar de tudo e por tudo. Isso é insuportável e causa um clima negativo.

Jamais fazer críticas indistintas ou desagradáveis sobre a empresa onde trabalha, o chefe, bem como os colegas. Se for necessário fazer alguma crítica, procure diretamente a pessoa interessada ou capaz de resolver a situação que motivou o seu descontentamento. Se ainda assim você continuar insatisfeito, peça demissão.

É deselegante falar alto, baixo demais, depressa ou muito próximo da pessoa com quem se fala.

Também é deselegante: usar gírias; esquecer de dizer obrigado, por favor, licença e desculpe, nas ocasiões oportunas; ser indiscreto; desabafar com pessoas estranhas; chamar as pessoas por "ei" e "psiu"; gesticular exageradamente; mexer nos cabelos; torcer ou pôr as mãos na cabeça; brincar com objetos e joias, especialmente dos outros; desviar o olhar de quem está falando; segurar o queixo ou o rosto demonstrando enfado ou tédio; tossir ou espirrar sem virar o rosto ou fazer uso do lenço; bocejar ou espreguiçar-se como quem está com sono ou sem vontade de trabalhar; exibir acintosamente conhecimentos; interromper constantemente as pessoas para corrigi-las ou contradizê-las; irritar-se ao ouvir opiniões contrárias; falar o tempo inteiro sobre o mesmo assunto, especialmente de política; dar gargalhadas estridentes ou inoportunas.

Em conversa com superiores ou com clientes, manter-se de pé, caso não haja cadeira para lhes oferecer.

Manter discrição ao ouvir involuntariamente conversas alheias ou tomar ciência de assuntos confidenciais.

E, por fim, manter o bom humor e sorrir naturalmente sempre, não se irritando por um simples não ou diante de uma exigência a mais no trabalho.




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