COMO O PROFISSIONAL DEVE USAR O WHATSAPP, ESPECIALMENTE COM OS CLIENTES
 Frederico Mendonça       2018-09-27 05:28:07

O WhatsApp veio para facilitar a vida das pessoas, porém, por ser uma comunicação em tempo real, torna-se fácil cometer deslizes e inconveniências ao se usar o aplicativo, gerando mal-estares e até mesmo inimizades. O uso adequado dessa ferramenta fantástica requer cuidados. Vale portanto observar algumas dicas importantes, entre as quais:

? Ninguém é obrigado a responder mensagens assim que as ler. Por isso, nada de cobrar respostas só porque apareceram os risquinhos azuis, sinal de que a mensagem foi lida, especialmente se o uso do aplicativo for profissional. Nesses casos o uso deve se restringir ao horário comercial. Se o assunto for urgente deve-se fazer uma chamada ou escrever que é urgente.

? Como as pessoas não gostam de falar com estranhos, é importante apresentar-se ao se comunicar com alguém pela primeira vez.

? Preferencialmente, enviar mensagens por escrito, pois mensagens de áudio requerem certa intimidade. Porém, se for o caso de enviar mensagem por áudio, que seja curta. Se o assunto for longo, é melhor fazer uma ligação.

?O uso de emoticons, ou emojis, aquelas "carinhas", deve ser feito com moderação para que a comunicação não pareça informal.

? Quem se dirige a alguém deve lhe cumprimentar, como recomenda a boa educação, mas isso não é a mesma coisa de dar a alguém (ou postar em grupos) "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" diariamente, sem que nada mais tenha a lhe dizer. As pessoas detestam essa chatice. Pior ainda se for através de posts que tanto consomem a memória do celular.

? Nada de compartilhar correntes, piadinhas, conteúdo pornográfico, nem mesmo mensagens motivacionais. Essas bobagens enchem o saco de qualquer um.

? Tratar assunto pessoal com algum membro de grupo, só no privado. Os outros não merecem ficar assistindo de camarote conversas pessoais, principalmente se for uma discussão.

? Pergunta realizada no privado deve ser respondida no privado. Pergunta no grupo deve ser respondida no grupo.

 ? Em grupos profissionais vale a hierarquia da empresa, obviamente. Deve-se manter a formalidade para com os superiores, usar vocabulário adequado e deixar as questões pontuais para tratar pessoalmente. Nem pensar em fofocas ou falar mal de alguém da empresa no grupo.

? As mesmas regras de textos adotadas em e-mails valem para o aplicativo. Por exemplo, só usar "caps lock", ou seja, texto em letras maiúsculas, se for enfatizando algo ou gritando com alguém. Caso contrário pode parecer grosseria ou deselegância.

? Checar mensagens do WhatsApp quando estiver atendendo um cliente pessoalmente ou participando de uma reunião pode passar uma idéia de desinteresse e falta de atenção.

Enfim, as boas regras de etiqueta e bom senso da vida real e da virtual também valem para o aplicativo.



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