CONTINUAM SURGINDO APLICATIVOS VISANDO ELIMINAR O CORRETOR
 Frederico Mendonça       2019-03-14 14:52:25

Você já percebeu que vez por outra surge algum aplicativo criado por pessoas que desconhecem as peculiaridades do Mercado Imobiliário visando excluir o Corretor de Imóveis das negociações imobiliárias? É que eliminar intermediários em processos funciona como uma forma de reduzir custos e baratear o produto em qualquer segmento.

Mas o que percebemos é que o serviço oferecido pela maioria desses aplicativos consiste basicamente em anunciar o imóvel, só que isso outros sites já o fazem por um valor infinitamente menor, a exemplo do Viva Real e do Zap. Alguns deles oferecem a possibilidade de o inquilino fazer o cadastro e assinar o contrato virtualmente, como se isso fosse a coisa mais importante ou que as imobiliárias não pudessem também fazer o mesmo. Esquecem os criadores desses aplicativos que alugar um imóvel não é o mesmo que fazer uma reserva num hotel, especialmente porque o inquilino precisa conhecer previamente o imóvel. Vale lembrar que a pressa é inimiga da perfeição e que do outro lado da negociação está o proprietário do imóvel buscando a maior segurança possível, para não se dar mal no negócio.   

Recentemente assistimos a um vídeo de apresentação de um desses aplicativos cujo próprio criador oferecia à parte a contratação de um advogado, demonstrando com isso que ele mesmo reconhece que uma negociação imobiliária requer muito mais do que simplesmente anunciar um imóvel, requer gestão da negociação.

Ocorre que no Mercado Imobiliário o Corretor de Imóveis não é meramente um intermediário ou anunciador de imóveis, mas sim um gestor, que analisa a documentação necessária e as circunstâncias que envolvem o imóvel, especialmente no âmbito mercadológico, no intuito de orientar as partes e conduzir o andamento da negociação para que a transação imobiliária tenha êxito.

Vale ressaltar que, para a maioria das pessoas, a aquisição de um imóvel não é simplesmente um "negócio" ou a compra de um "produto", porém uma das conquista mais importantes que elas realizam, é a materialização do sonho da casa própria, alcançada a custa de muito esforço e economias realizadas ao longo da vida.

Mas, não podemos negar que a possibilidade de alguém interessado em adquirir um imóvel poder escolher entre comprar através de um aplicativo ou de um Corretor põe à prova a importância do profissional. Por isso é fundamental que o Corretor prove que o seu trabalho agrega valor, traz segurança e faz diferença no processo de negociação.

Infelizmente, ainda existem tantos profissionais "dormindo", trabalhando de forma amadora e, o pior, achando que sabe demais, sem a mínima preocupação ou interesse de buscar novos conhecimentos e aprimorar os que já possui.

O Corretor de Imóveis precisa saber desde como se comportar no ambiente de trabalho e técnicas para a conquista do cliente, a realizar avaliações e perícias judiciais, bem como conduzir os processos imobiliários da captação ao fechamento do negócio.

A bem da verdade, o futuro da profissão está nas mãos do Corretor de Imóveis. É hora de o Corretor assumir o papel de protagonista ao invés do de vítima.


Compartilhe esse post:

Comentários

Dessa vez você vai fazer seu Curso de Avaliação. Esse será presencial, iniciando por Recife.
Você já tem seu smart card, o cartão de visitas do futuro?
AVALIAR IMÓVEIS POR TRATAMENTO DE FATORES OU INFERÊNCIA ESTATÍSTICA?
UMA AVENTURA CHAMADA PL 2283/2021
CONSTRUÇÃO INACABADA PODE SER AVALIADA PELO CORRETOR?
EXISTEM PROFISSIONAIS INDESEJÁVEIS NO MERCADO IMOBILIÁRIO. VOCÊ CONHECE ALGUM?