DOCUMENTAÇÃO IRREGULAR DIFICULTA A VENDA, DESVALORIZA O IMÓVEL E GERA PREJUÍZOS AO CORRETOR
 Frederico Mendonça       2018-07-19 07:14:27

Uma grande imobiliária de São Paulo fez um levantamento e constatou que 20% dos imóveis expostos à venda na capital paulista não tem a negociação concretizada em decorrência de complicações na documentação e que essas irregularidades geralmente só são descobertas na hora em que o Corretor encontra o pretenso comprador.

Os problemas mais comuns, de acordo com o levantamento realizado, são débitos por falta de pagamento d IPTU e taxas de condomínio; escritura e registro irregulares; e imóveis em processo de inventário, alguns se arrastando ou parados há anos. Também existem casos cujo problema é relacionado ao nome do proprietário do imóvel, como dívidas trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

Essa situação não acontece só em São Paulo, mas em todas as cidades do país, talvez até em maior quantidade em alguns delas, gerando constrangimentos, perda de tempo e prejuízos financeiros aos interessados no imóvel e, especialmente, aos Corretores.

Vale salientar que um imóvel com a documentação regularizada tende a valorizar e ter mais liquidez, implicando negociações mais rápidas. Bem por isso o melhor seria o dono regularizar qualquer pendência antes de procurar o Corretor, e o profissional, por sua vez, só iniciar a promoção de qualquer negócio após a prévia análise da documentação, para ter certeza de que não existem problemas que possam gerar perda de tempo ou impossibilitar a negociação.

Na fase da captação, portanto, o Corretor deve solicitar ao proprietário ao menos uma cópia da escritura para conferir se o imóvel está no nome dele e registrado, bem como verificar se existem débitos referentes a IPTU. O ideal seria providenciar também uma Certidão de Matrícula no Registro de Imóveis.


 

Compartilhe esse post:

Comentários

Dessa vez você vai fazer seu Curso de Avaliação. Esse será presencial, iniciando por Recife.
Você já tem seu smart card, o cartão de visitas do futuro?
AVALIAR IMÓVEIS POR TRATAMENTO DE FATORES OU INFERÊNCIA ESTATÍSTICA?
UMA AVENTURA CHAMADA PL 2283/2021
CONSTRUÇÃO INACABADA PODE SER AVALIADA PELO CORRETOR?
EXISTEM PROFISSIONAIS INDESEJÁVEIS NO MERCADO IMOBILIÁRIO. VOCÊ CONHECE ALGUM?