ESTAMOS VIVENDO O NOVO MERCADO IMOBILIÁRIO
 Frederico Mendonça       2018-07-03 07:14:27

O perfil do consumidor mudou, especialmente em razão de suas necessidades e de seus hábitos, implicando significativas mudanças no Mercado Imobiliário.

Mudaram as construtoras, que investiram mais em novas técnicas construtivas e projetos mais arrojados para se tornarem mais competitivas.

Os edifícios são cada vez mais numerosos e os apartamentos reduziram de tamanho mas sem perder a funcionalidade. Os móveis acompanharam essa tendência para se adaptarem aos imóveis. Os condominios se tornaram mais sofisticados e maiores em número de unidades habitacionais ou comerciais, possibilitando redução das taxas condominiais.

Quem quer uma casa de praia ou de campo prefere agora em condomínio, em razão da praticidade e da segurança. As casas residenciais das avenidas principais deram lugar a negócios comerciais dos mais diversos tipos e segmentos.

A legislação também mudou, visando especialmente o consumidor e a segurança jurídica nas relações negociais. O instituto do patrimônio de afetação da incorporação, por exemplo, passou a proteger os compradores de Imóveis em construção. O novo Código Civil dedicou vários artigos ao Corretor de Imóveis, o que não o fez com nenhum outro profissional liberal, impondo-lhe mais atribuições e responsabilidade perante o seu cliente.

A evolução da tecnologia revolucionou e continua revolucionando as práticas e os negócios no Mercado Imobiliário. O computador substituiu a máquina de escrever faz tempo, o fax foi trocado pelo e-mail... O celular agora é máquina fotográfica, calculadora, computador, agenda, rádio e lanterna mais do que telefone.

O Whatsapp facilitou a vida de todo mundo e já é tido como endereço eletrônico até pelo Poder Judiciário. O Facebook nos permite conhecer alguém muito mais do que podemos imaginar...

Os classificados do jornais impressos foram substituidos pelos portais na Internet. O site se tornou o melhor "corretor " da Imobiliária. A primeira visita ao imóvel agora é virtual e o cliente quando vem tratar com o Corretor já sabe como é o imóvel.

Mudou o perfil do Corretor, que corre cada vez mais rápido e consegue ir mais longe, mesmo de dentro de seu escritório. O trabalho dele vai muito além de anunciar, mostrar o imóvel e aproximar as partes. Ele agora é um profissional mais preparado para atender as demandas dos seus clientes e conduzir a negociação em todas as suas etapas, inclusive na pós-venda, cumprindo assim as suas atribuições legais, inclusive as que lhe são atribuídas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Tão numerosas quanto intensas foram as mudanças ocorridas e as novidades surgidas no Mercado Imobiliário nas tres últimas décadas, que é quase impossível enumerá-las todas ou mesmo enxergá-las em toda a sua extensão.

O Mercado agora está mais maduro, mais ético, as responsabilidades estão mais definidas, as relações jurídicas mais seguras, porém os desafios continuam surgindo a todo instante.

Mas tudo o que ocorreu é para atender ao ser humano e às circunstâncias que o envolvem. Bem por isso a excelência na qualidade dos serviços continua sendo o grande diferencial e o segredo do sucesso profissional.

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