A vida em sociedade exige uma convivência salutar com as pessoas com as quais convivemos, especialmente no ambiente de trabalho, onde passamos boa parte do dia. Algumas ações simples contribuem para uma convivência harmoniosa e, consequentemente, para um melhor desempenho do profissional.
O cumprimento cordial ao chegar e ao sair, por exemplo, é indispensável.
Deve-se evitar falar dede problemas pessoais. As vidas profissional e pessoal de cada um são independentes.
Precisando faltar ao trabalho ou já o tendo feito, não inventar doenças ou lutos.
Ser amável, servindo um café ou uma água ao colega, por exemplo, demonstra boa educação e gentileza.
Respeitar todos, indistintamente, é a melhor maneira de se fazer respeitar.
Não interromper o trabalho dos colegas com conversas banais ou com piadinhas.
Não questionar na frente dos colegas as instruções recebidas. Entretanto, sendo necessário, buscar avaliá-las com seu chefe, em particular.
Evitar reclamar de tudo e por tudo.
Jamais fazer críticas desagradáveis à empresa onde se trabalha, ao chefe, bem como aos colegas.
Em conversas com superiores ou com clientes, manter-se de pé, caso não haja cadeira para lhes oferecer.
Manter discrição ao ouvir conversas alheias involuntariamente e ao tomar ciência de assuntos confidenciais.
E, por fim, manter o bom humor sempre. Não se irritar por um simples "não" ou diante de uma exigência a mais no trabalho.