O PROFISSIONAL EUFÓRICO E O ENTUSIASMADO: QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELES E OS REFLEXOS NA EQUIPE?
 Frederico Mendonça       2018-04-09 00:00:00

Entusiasmo é o gosto ardente de fazer algo com dedicação, de desenvolver uma atividade com prazer e determinação. Euforia, por sua vez, é uma alegria descontrolada e passageira, muitas vezes um bem-estar patológico que facilmente é sucedido por um sentimento melancólico que resulta em desânimo.

Um líder percebe um colaborador desmotivado quando, por exemplo, ele demonstra pessimismo ou inércia em face das ações desenvolvidas pela equipe, quando ele espera impacientemente o término do expediente; quando se afasta dos colegas de trabalho; realiza estritamente as tarefas de rotina ou não as realiza corretamente; não se esforça para atingir as metas; não aceita sugestões e não demonstra interesse em participar de treinamentos.

A Right Management, uma empresa norte-americana de recursos humanos, realizou uma pesquisa e constatou que profissionais motivados são 50% mais produtivos. Aliás, o assunto é objeto de constante preocupação nas organizações, seja por parte dos líderes como dos demais profissionais que a compõem, porque eles sentem na pele a necessidade de se tornarem mais competitivos, mais eficientes e produtivos.

Aumentar a carga horária de trabalho não é uma opção bem vista atualmente, inclusive muitos já fazem isso sem bons resultados, e ainda correndo o risco de prejudicar a saúde dos colaboradores.

E como fazer para manter em alta o entusiasmo da equipe? Seguem algumas dicas e sugestões: tratar os colaboradores de forma igual, para que nenhum se sinta desprestigiado; reconhecer a importância de cada um deles; estabelecer metas de acordo com as condições do Mercado e possíveis de serem atingidas; investir constantemente na capacitação dos colaboradores através da participação em cursos e palestras; dar feedbacks em qualquer circunstância, sejam eles positivos ou negativos, para que o colaborador saiba como está sendo o seu trabalho; designar cada colaborador para atuar na área em que se identifica; bem como manter um agradável ambiente de trabalho, sem intrigas, com cadeiras confortáveis, objetos limpos e arrumados, já que passamos nele grande parte do dia. Mas, antes de tudo, é fundamental conhecer mais de perto e conquistar a confiança de cada membro da equipe. 



 












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